terça-feira, 6 de agosto de 2013

Dicas de Estudo: Concurso Detran RJ 2013 - Noções de Informática

Confira as dicas de estudo para o concurso do Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ)-2013 para Noções de Informática, uma das disciplinas que serão aplicadas na prova objetiva.

As dicas foram dadas pelo professor de informática, Renato da Costa, autor do livro “Informática para Concursos” que contém o conteúdo programático da seleção. O professor destaca que é de vital importância que os candidatos façam bastante exercícios, além de estudar a teoria.
“Mesmo nessa reta final de preparação, é importante revisar a teoria. Também é fundamental compilar o maior número de exercícios, baixando as provas anteriores da Makiyama (organizadora). O candidato não pode esquecer de estudar Português, que terá um número maior de questões; Língua Estrangeira, procurando provas de vestibular que a banca organizou; além da Legislação de Trânsito”, informou.
O alerta do professor é de que, mesmo que haja tendência de serem cobradas questões simples da matéria, os candidatos devem ficar atentos para eventuais surpresas.
“Pelo que observei em provas anteriores da organizadora, as questões de Informática costumam ser simples. Mas não podemos arriscar. Por conta do número de inscritos ser grande, alguma matéria deve ser escolhida para surpreender, de forma a eliminar muitos candidatos e servir de filtro”, destacou.
Segundo Renato, os assuntos que devem ser estudados, são os que costumam cair em provas.
“Assuntos como processadores de texto envolvendo gráficos (botões) e planilhas eletrônicas, envolvendo fórmulas com referencias relativas e abosolutas, precedencia de operadores e funções são os que têm maior incidência nas provas.” 
No período que antecede à prova, a orientação do professor é para que os candidatos se preparem em todos os aspéctos. “Um resumo gerado a partir do estudo inicial deve ser lido até a véspera do prova. Nos dias anteriores, é preciso se alimentar e dormir bem. No dia da prova, é preciso ter atenção, calma, ler e reler cada questão.”
Os candidatos terão acesso aos cartões de confirmação a partir do dia 2 de setembro, os mesmos serão disponibilizados na página da Makiyama.

Quanto aos exames objetivos e a redação, a data de realização será no dia 15 de setembro, para os cargos de assistente técnico administrativo e assistente técnico de informática, no dia 22  de setembro, para assistente técnico de identificação civil e no dia 29 do mesmo mês, para assistente técnico de trânsito.

Uma das vantagens de quem for aprovado, é a contratação que será feita no regime estatutário, sinônimo de estabilidade empregatícia. O certame será válido por dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois anos.

Confira mais detalhes do concurso e o edital, acessando o link a seguir: Edital Concurso Detran-RJ 2013.

Firmeza nos estudos e boa sorte!

Comentário do Facebook