segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Concurso DNIT 2015 - Edital com 1.131 vagas depende de autorização

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)-2015 aguarda autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para a realização de concurso público com 1.131 vagas.


Como o aval ainda não foi concedido, no momento não há previsão de quando que o edital será lançado e nem se todas as oportunidades solicitadas poderão ser ofertadas, já que a quantidade será estipulada em portaria a ser publicada no Diário Oficial da União.

As carreiras requeridas ao Planejamento não foram divulgadas, entretanto, devem ser as mesmas que constaram no concurso que ocorreu em 2010.

O DNIT encaminhou, em 6 de junho de 2014, pedido de concurso ao MPOG. A solicitação já tramitou no Gabinete do Ministro (GM), na Assessoria Técnica e Administrativa (Astec/GM), ma Secretaria Executiva (SE/MP), na SE-Executiva22, na Secretaria de Gestão Pública (Segep/MP), no Gabinete da Secretaria de Gestão Pública (Gabin/Segep) e, agora, está no Departamento de Modelos Organizacionais e Força de Trabalho nos Setores de Infraestrutura e de Articulação Governamental, desde 10 de junho.

Há cinco anos, o DNIT lançou processo seletivo com 1.200 vagas espalhadas por todas as regiões do país. Na ocasião, a banca organizadora foi a Esaf e os salários oferecidos ficaram entre R$ 2.507,30 a R$ 7.815,81.

Ensino médio completo foi imprescindível para pleitear as colocações de técnico administrativo (114) e técnico de suporte em infraestrutura de transportes no campo de estradas (604).

Curso de nível técnico habilitou a participação nos empregos de técnico de laboratório (74) e técnico em topografia (89).

Profissionais com formação superior se inscreveram no cargo de analista em infraestrutura de transportes nas seguintes áreas: ambiental (25), geoprocessamento (7) e engenharia civil (147). A função de analista administrativo conta com chances na área contábil (35), tecnologia da informação (10) e administrativa (65).

A triagem ocorreu por meio de duas provas objetivas, que foram aplicadas no dia 20 de janeiro de 2013, e uma avaliação discursiva. Todos os exames foram de caráter eletivo, eliminatório e classificatório.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) é uma autarquia federal criada pela lei 10.233, de 5 de junho de 2001. A legislação reestruturou o sistema de transportes rodoviário, aquaviário e ferroviário do Brasil, extinguindo o antigo Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER). A sede do DNIT é em Brasília, no Distrito Federal, e, atualmente, possui 23 unidades administrativas regionais – as superintendências.

A autarquia tem por objetivo implementar a política de infraestrutura do Sistema Federal de Viação, compreendendo sua operação, manutenção, restauração ou reposição, adequação de capacidade e ampliação mediante construção de novas vias e terminais. Os recursos para a execução das obras são da União. Ou seja, o órgão é gestor e executor, sob a jurisdição do Ministério dos Transportes, das vias navegáveis, ferrovias e rodovias federais, instalações de vias de transbordo e de interface intermodal e instalações portuárias fluviais e lacustres.

Fonte: JCconcursos

Bons estudos e boa sorte!

Comentário do Facebook