quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Saiu Edital Concurso Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PM-RJ) 2013

Finalmente foi divulgado o edital do concurso da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PM-RJ)-2013, foram cinco meses de espera. A oferta é de 6 mil vagas para o cargo de soldado. Para participar é necessário possuir o nível médio de escolaridade.

Os ganhos mensais iniciais são de R$ 2.382,89. Do total de vagas oferecidas, 5.400 são destinadas ao sexo masculino e 600 para o sexo feminino. Do total de vagas, 20% são destinadas a negros e índios. Em virtude da natureza do cargo, não há reserva para portadores de deficiência.
 
As inscrições já estão abertas e poderão ser efetuadas até 16 de janeiro, por meio do site da Exatus, organizadora. A data das provas objetivas e a redação estão marcadas para o dia 23 de fevereiro. O valor da taxa é de R$ 100.
 
Quem deseja isenção da taxa de inscrição poderá fazer o pedido no período de  18, 19 e 20 de dezembro,  através do site da organizadora. O resultado das isenções será divulgado no dia 6 de janeiro.
 
Veja outros requisitos exigidos além da escolaridade: 
  • carteira de habilitação (exceto a categoria A), 
  • altura mínima de 1,60m, para mulheres, e de 1,65m, para homens, e idade entre 18 (na matrícula) e 30 anos (até o fim do período de inscrição).
A seleção consistirá em sete etapas, confira: 
  • A primeira - exame intelectual, com duração de cinco horas. O candidato deverá optar em qual cidade realizará, de acordo com o item 5.8 do edital. A prova objetiva será composta por 40 questões, distribuídas por Português (dez), História, Geografia, Sociologia, Informática, Legislação de Trânsito e Direitos Humanos (com cinco questões cada). Também haverá redação, entre 20 e 30 linhas. Só serão corrigidos os textos dos 30 mil primeiros classificados.
  • A segunda etapa - exame psicológico, eliminatório, tendo como objetivo aprovar os candidatos que possuem funções mentais e habilidades específicas, além de características de personalidade compatíveis com o cargo. 
  • A terceira etapa - exame antropométrico, cuja avaliação será feita através do Índice de Massa Corporal (IMC). Já o exame físico (4ª etapa), de caráter eliminatório, constará das seguintes provas: os homens farão tração na barra fixa (duas repetições), 35 abdominais tipo remador e corrida de 2.200 metros em 12 minutos. Já para mulher serão cobradas 15 flexões de braços e antebraços, 25 abdominais tipo remador e corrida de 1.800 metros em 12 minutos. 
  • A quarta etapa - teste toxicológico, 
  • A quinta etapa - exame médico,
  • A sexta etapa - investigação social, 
  • A sétima etapa -  investigação documental.
EDITAL DE ABERTURA - PMRJ - faça o download

Bons estudos e boa sorte!

Comentário do Facebook